NetINDEX - Ajuda Comentários Informação Adicionar Mapa Início BUTTONS
 

O que é o NetINDEX ?

Introdução Com o desenvolvimento de novas tecnologias, ao nível da multimédia, redes de comunicação de dados e software, o World Wide Web encontra-se actualmente em franca expansão, quer em relação ao número de páginas nele existentes, quer em relação ao número de utilizadores que a elas têm acesso.
Com efeito, a Internet é um dos mais significativos exemplos de como divulgar e distribuir informação. Graças à sua enorme facilidade de acesso e capacidade interactiva, é hoje um dos veículos indispensáveis para aceder ao próximo milénio.
No entanto, o acesso à informação contida no Web não se processa sem alguns escolhos.
Uma das maiores dificuldades com que actualmente se confrontam os navegantes no acesso à Internet, é a falta de organização (justificável pelo elevado número de páginas contidas no Web, e pela velocidade do seu crescimento) da informação nela contida.
O NetINDEX vem resolver este problema ao oferecer à comunidade portuguesa vários serviços totalmente gratuito que permitem optimizar o acesso à Internet e à informação nela contida.

Soluções Com vista à resolução deste problema várias soluções têm sido encontradas:

  • Procura mais ou menos aleatória, por meio de temas ou links relacionados (Web Surfing);
  • Compilação de links favoritos (Add Bookmarks);
  • Criação de uma lista de páginas existentes no web, por assuntos (Directório);
  • Procura por meio de palavras contidas em cada página (Index).
Os dois primeiros, pelo seu carácter totalmente aleatório e restricto da informação existente, são os menos viáveis em qualquer intenção séria de acesso à informação contida no Web.
Por seu lado, os sistemas de directório e de organização de um index de palavras, apresentam-se e têm sido utilizados como a forma mais directa de acesso organizado à Internet e à informação que nela circula. Neste âmbito, vários serviços de apontadores têm surgido como uma forma de ajuda ao navegante na Internet.

Há que referir, no entanto, que quer o sistema de directório, quer o sistema de index, individualmente considerados, apresentam várias dificuldades:

  • O primeiro, porque exige um esforço manual, não cobre todas as páginas existentes, mas apenas uma pequena percentagem das mesmas, limitando o acesso à informação;
  • O segundo, uma vez que se processa automáticamente (por intermédio de um robot construído para o efeito), não possibilita a organização da informação por temas, mas tão só a procura por meio de palavras indexadas contidas numa página, sem qualquer objectivo de compilação, o que forçosamente dificulta o acesso à informação.
NetINDEX No entanto, se efectivamente estes sistemas actualmente utilizados, como uma forma de auxílio aos navegantes na Internet, não possibilitam, por si sós, individualmente considerados, o acesso a toda a informação, aplicados em conjunto, apresentam-se como a forma mais viável de possibilitar esse acesso.
Nesta medida, com o objectivo de optimizar o acesso à Internet e à informação nela contida, por meio da aplicação conjugada dos dois sistemas, o NetINDEX surge com dois serviços, totalmente gratuitos:
  1. Um directório organizado de páginas Web nacionais;
  2. Um index de todas as páginas portuguesas existentes, ainda que não contidas no seu directório.
Copyright 1997-2001 NetINDEX