netINDEX

O que se fala do NetINDEX - Revistas

  • [2001/Dezembro] Revista PC WORLD




    Qual o melhor motor de busca português?
    por Paula Rua
       
    Na corrida pela informação, a Internet ganhou às bibliotecas! Quem se recorda das salas silenciosas cheias de livros?
    Das conversas de esplanada com colegas que traziam livros interessantes sobre o tema em estudo? Isto ainda existe. É verdade!!! Mas, a evolução da tecnologia juntamente com a preguiça fazem da Internet o meio por excelência para a procura de informação. Assim, os motores de busca ganham cada vez mais espaço entre as prioridades de elaboração de um novo projecto. Basicamente, eles são considerados as novas bibliotecas onde requisitar livros é tarefa mais fácil, basta clicar e já está!
     
       

    A Internet é um dos exemplos mais significativos de como divulgar e distribuir informação. Graças à sua enorme facilidade de acesso e capacidade interactiva, é hoje um dos veículos indispensáveis para se aceder a quase tudo. Devido a isso, um serviço de directório ou motor de busca é algo que é obrigatório, qualquer pessoa que vá à Internet tem que usar, seja com o intuito de se divertir, seja para procurar informação. No entanto, é importante compreender as suas diferenças para saber como pesquisar correctamente.
    Neste espaço foram examinados os primeiros 20 links de cada pesquisa.
    O objectivo é fazer uma apreciação global de alguns motores de busca nacionais, AEIOU.pt, Busca.pt, Sapo.pt e NetIndex.pt - que tal como o Clix, é fornecido pela empresa FlashIndex (www.flashindex.pt), que tem como objectivo possibilitar o acesso mais rápido e viável à informação transmitida na Internet. Tratam-se de motores de busca que auxiliam a pesquisar informação na Internet. Mas, nem todos funcionam da mesma forma. São ferramentas que podem ser esquematicamente classificadas em duas categorias, no que diz respeito à construção e modo de funcionamento.

     

    Alguns motores de busca, apresentam um sistema de pesquisa misto - directórios e indexadores.
    O NetIndex é um dos exemplos deste tipo de motor de busca misto, que utiliza ambos os sistemas de recolha da informação.
    Apresenta-se assim, uma análise qualitativa destes motores, tendo em conta os itens, relevância, funções avançadas, facilidade de utilização do site, percentagem de links mortos e actualidade dos resultados. Também se teve em conta a rapidez de pesquisa das quatro categorias seleccionadas para esta análise, Economia - o crash de 1929, Literatura - vida e obra de Florbela Espanca, Misticismo - triângulo das Bermudas e História - as sete maravilhas do mundo.

     

     


    Difícil de encontrar

     

    O motor de busca é uma ferramenta indispensável que possibilita, não só pesquisa por texto mas, também, por conteúdos multimédia, vídeos e som.
    É o caso do Sapo e do NetIndex.
    No entanto, o acesso à informação contida na Internet nem sempre é tão fácil como parece, pois não basta colocar determinada palavra no campo de pesquisa e aparece logo aquilo que se procura. A maior parte das vezes, só aparecem resultados de interesse depois de uma pesquisa mais trabalhosa. Pode-se verificar isso, no portal Busca aquando na pesquisa “triângulo das bermudas”, em que só aparecem resultados importantes a partir do quinto resultado. Onde se encontra à partida informação importante é no NetIndex, que apresenta 89 links sobre o tema em análise. Já o Sapo apresenta 5387 resultados que não são relevantes são, essencialmente, links associados à palavra triângulo. Desta forma, há necessidade de se seleccionar cuidadosamente o motor de busca e as ferramentas de pesquisa, pois procurar informação institucional ou uma música, são coisas diferentes que requerem a utilização de diferentes ferramentas.

     

    É aqui que o utilizador começa a ter problemas. Note-se, que não é um problema de hesitação, pois a primeira opção de procura é o portal do servidor. É então de salientar, que uma das maiores dificuldades com que os utilizadores se deparam no acesso à Internet, é a falta de organização ou até mesmo coerência, devido ao facto do elevado número de páginas que por vezes surgem numa pesquisa, as quais muitas vezes nem são relevantes. Por isso é sempre possível ir restringindo as condições de busca, com base nas pesquisas feitas anteriormente, por forma a obter um resposta cada vez mais próxima do que se procura. Para uma busca rápida o melhor é procurar, de preferência, antes das 10 horas e depois das 19 horas. Caso contrário irá deparar-se com alguma lentidão.
    Se estiver com dificuldade em encontrar determinada informação, pode por exemplo, tentar enviar uma mensagens para os newsgroups e perguntar se alguém conhece um site com a informação que pretende. Existem motores de busca específicos que arquivam o conteúdo das discussões online sob a forma de base de dados, permitindo ao internauta a pesquisa através das mensagens.
    O mais conhecido é o Deja (www.deja.com).

     

     


    Os primeiros a aparecer

     

    Os resultados que aparecem na primeira página de pesquisa são os mais visualizados pelos utilizadores. Neste sentido, a relevância dos primeiros resultados e a não existência de links mortos é que importa para o sucesso de um motor de busca. Dependendo do tipo de pesquisa que se está a efectuar, aparecem diversos resultados cotados em diferentes posições que variam de motor para motor e do tipo de pesquisa, normal ou avançada. A pesquisa avançada devia, à partida, facilitar a busca do utilizador. Mas, o que verdadeiramente acontece, é que a pesquisa avançada dos motores de pesquisa portugueses apresenta os mesmos resultados que a pesquisa normal. Somente o NetIndex oferece melhores resultados quando se utiliza funções avançadas, por sua vez, o Sapo remete a busca para o Google - um motor de pesquisa que coloca o seu conteúdo à venda, em diversas modalidades. Uma das dificuldades da pesquisa avançada, no Sapo e no Busca, é a língua em que se apresentam, o inglês.
    Os motores de busca analisados possibilitam visualizar resultados, quer se escreva exactamente a frase a pesquisar, quer contenham links relacionados com as palavras da pesquisa por qualquer ordem.

     

    Note-se, que os sites das páginas mais relevantes surgem em mais de um motor de busca por ordem aleatória.
    A categoria analisada que arrecadou mais resultados repetidos em todos os motores analisados foi História - “as sete maravilhas do mundo”.
    Só a ordem de apresentação é que é diferente. Esta realidade verifica-se em todas as categorias que foram pesquisadas. Pois, o mesmo motor de busca pode apresentar três tipos de resultados, os mesmos em todas as hipóteses de pesquisa, onde só muda a posição dos links; resultados totalmente diferentes em todas as áreas de pesquisa e por último os mesmos resultados tendo como acréscimo um maior número de links para análise. Por exemplo, ao se introduzir “o crash de 1929” o utilizador depara-se com diversos resultados e links que não são relevantes. Pode-se mesmo acrescentar, que quase nenhum dos motores de busca analisados apresentam resultados relevantes nos primeiros 20 links, são principalmente links relacionados com economia.

     

     


    Qual utilizar?

     

    A resposta a esta pergunta não é difícil já que a maior parte dos utilizadores ou tem preferencia por determinado motor de pesquisa, ou habituou-se, instintivamente, a utilizar um deles. Pois é, a maior parte das vezes não se procura o melhor, vai-se directamente ao mais conhecido.
    Para se encontrar informação em português pode-se recorrer ao NetIndex ou ao AEIOU, na medida em que as pessoas indexam os seus sites a estes dois directórios.
    Mas, não são só ricos em informação, são também rápidos na procura.
    Pois, foram os mais rápidos a apresentar os resultados das pesquisas efectuadas, sendo o tempo de espera cerca de 20 segundos.
    A preferência para estes dois serviços prende-se com a filosofia que praticam, ou seja, a possibilidade de o utilizador indexar o seu site aos mesmos.

     

    Pois, a maioria dos directórios passaram, por razões comerciais a portais. Como campeão dos motores de busca internacionais, o Google (www.google.com) mostra resultados relevantes em todas as categorias analisadas, tal como o NetIndex.
    A diferença centra-se no número de resultados apresentados, na ordem de exposição e nas funcionalidades utilizadas. Por exemplo, ao se pesquisar “as sete maravilhas do mundo” o Google mostra 4.640 resultados em 18 segundos. Isto porque, pode-se efectuar pesquisas na Web ou, somente, pesquisas de páginas em Português.

     

    Já o NetIndex expõe somente 345 páginas que contém esta frase. Assim, o utilizador pode encontrar um maior número de resultados no motor de pesquisa Google, que contém um maior leque de informação em detrimento de qualquer motor de busca nacional. Segundo Felipe Murias, do departamento técnico do IOL, “a tendência será os motores de busca passarem do quadro “big picture” para as coisas mais específicas, para os pormenores. O grande desafio é não pesquisar na Internet toda, como tem sido o modelo até agora, mas sim ir com uma pesquisa de melhor qualidade mas em conteúdos mais restritos, onde se possa filtrar o que se deseja”. Pesquisar na Internet, não é tão fácil como aparenta ser. Mas, se estiver atento às tentativas falhadas e às ajudas dadas pelos motores de busca, pode encontrar o que procura. O importante é não desistir.

     

     


    NetIndex o melhor motor de busca português

     

    Motor de busca: Sapo - www.sapo.pt

     

    Tipo de serviço: Directório
    Relevância: fraco
    Funções Avançadas: razoável
    Facilidade de utilização: excelente
    Links mortos: fraco
    Actualidade dos resultados: razoável
    Observações: Muitas vezes depara-se com links mortos e com páginas que referem o objecto de pesquisa, mas não o desenvolvem. Dificilmente se encontra o que se pretende. O Sapo remete a sua pesquisa para o Google e aqui sim, mostrou resultados relevantes em todas as categorias, a maioria deles em inglês.

     

     

    Motor de busca: AEIOU - www.aeiou.pt

     

    Tipo de serviço: Directório
    Relevância: razoável
    Funções Avançadas: razoável
    Facilidade de utilização: razoável
    Links mortos: bom
    Actualidade dos resultados: razoável
    Observações: Muitas vezes o encaminhamento é efectuado para páginas que não tem interesse. Um ponto negativo a salientar, é que das muitas hipóteses de pesquisa, quase todas apresentam o mesmo resultado. Quando não conhece remete para a secção Ajuda.

     

     

    Motor de busca: Busca - www.busca.pt

     

    Tipo de serviço: Motor
    Relevância: razoável
    Funções Avançadas: razoável
    Facilidade de utilização: excelente
    Links mortos: bom
    Actualidade dos resultados: razoável
    Observações: Apresenta poucos resultados, a maior parte deles não são relevantes e existem poucos links mortos. Tem um directório muito fraco, em contrapartida pesquisar na opção metabusca é uma boa solução.

     

     

    Motor de busca: NetIndex - www.netindex.pt

     

    Tipo de serviço: Motor
    Relevância: excelente
    Funções Avançadas: excelente
    Facilidade de utilização: excelente
    Links mortos: excelente
    Actualidade dos resultados: bom
    Observações: Excelente, em todas as categorias e nos tipos de pesquisa existentes. Foi o motor que apresentou mais resultados relevantes em todas as categorias e não mostrou links mortos.

     
     
    Onde procurar informação?

    Por hábito ou preferência
    www.sapo.pt
    Quem é que não conhece o portal Sapo? Alunos, professores e profissionais de várias áreas acedem ao Sapo para pesquisar diversos assuntos, talvez por hábito ou por preferencia.
    Inaugurado em 1994, o Sapo, Servidor de Apontadores Portugueses, é o maior e mais antigo portal português.
    Os directórios nacionais e internacionais estão sublinhados e divididos por áreas para facilitar o acesso.
    Este portal permite pesquisa por várias áreas, no Sapo, Portugal, Brasil, português, mundial, Wap e MP3, remetendo “a maioria” dos resultados para o Google. Por cada pesquisa efectuada, o SAPO dá um máximo de 600 respostas, apresentadas em grupos de 20, indicando ainda o número de ocorrências e o tempo utilizado na pesquisa.
    Os resultados apresentados dividem-se em três categorias: URLs relacionados, artigos do sapo relacionados e notícias do Sapo relacionadas. São assim apresentadas páginas pessoais, canais do Sapo e conteúdos jornalísticos, devido a uma parceria realizada com a Lusomundo. As funcionalidades do motor de pesquisa continuam a ser procuradas com alguma regularidade, apesar de outros serviços estarem também no top de utilização, é o caso do mail do Sapo e das newsletters. Fazem parte deste portal da PTM marcas como o Voxpop, a Infordesporto, a Motores e a Academia Global.

    Básico ou talvez não
    www.aeiou.pt
    Amarelo e branco são as cores predominantes do AEIOU.pt, um directório com 14 áreas diferentes que cataloga sites de todos os países de expressão oficial em língua Portuguesa. Este serviço, fornecido pelo Cubo Mágico Lda, permite a realização de pesquisa baseada em três funcionalidades: por palavra-chave, pesquisa por assunto e listagem de novidades dos últimos dias. Existe também um quiosque que compreende canais de ligação directa ao site Infordesporto, Público Online e Euro Notícias. Apresenta ainda, uma lista de links essenciais para facilitar a pesquisa, entre outras funcionalidades.

    Busca
    www.busca.pt
    O Busca.pt, tal como o nome indica, é um motor de busca português, também ele com pesquisa avançada. No entanto, tem a pesquisa normal, logo na página principal, a qual pode ser efectuada no Directório, no Metabusca, ou em MP3. Por sua vez, a pesquisa avançada possui opções que permitem ao utilizador escolher se quer visualizar 10, 25, 50 ou 100 resultados, escolher o tipo de ligação entre as palavras - e, ou - e se pretende pesquisar por palavra exacta ou dentro das palavras. Tem a desvantagem de eliminar a palavra-chave cada vez que acaba de efectuar uma pesquisa, o que implica, escrever de novo a palavra quando se pretende efectuar uma pesquisa mais restrita.
    No Directório poderá optar pelo tema que mais lhe interessar, Saúde, Lazer, Internacional, Computadores e Internet, entre outros, são ao todo 15 categorias, que por sua vez estão divididas em subcategorias.

    O Indexe da Web portuguesa
    www.netindex.pt
    O NetINDEX é um dos motores de busca português que visa oferecer vários serviços, gratuitos, que permitem optimizar o acesso à Internet e à informação nela contida. Este motor de busca desenvolveu um interface simples de utilizar, quer pelo novo utilizador quer por um utilizador mais experiente. Para fazer uma procura simples basta escrever as palavras que quer no espaço antes de Pesquisar e depois clicar no botão Pesquisar.
    De seguida o NetINDEX procura nas suas bases de dados por páginas que estejam de acordo com o critério de pesquisa, e devolve uma lista de resumos ordenados pela sua relevância, com links para as respectivas páginas. Neste momento pode pesquisar por vários tipos de páginas: html, imagens audio/Mp3, video e outros - pesquisa por outro tipo de ficheiros, doc, ps (postscript) etc.


    Conselhos úteis

    Aqui ficam algumas dicas para ajudar o utilizador na procura de informação na Internet.
    Em primeiro lugar deve adicionar vários motores de busca ao seu menu Favoritos. Depois, tente ser o mais específico possível em relação às palavras que vai utilizar.
    E para facilitar pode recorrer a operadores boleanos que visam melhorar os resultados da sua pesquisa. Outra recomendação importante, é a utilização de mais de um motor de busca. Isto porque, é impossível encontrar toda a informação que se pretende um só motor de pesquisa.
    Assim, pesquisar em vários aumenta a probabilidade de encontrar o que se procura.

    Operadores Boleanos
    Estes operadores são úteis, para efectuar uma pesquisa utilizando mais do que uma palavra chave. Os principais são AND (e), OR (ou), NOT (não) e ().
    O operador AND (e) apresenta resultados que contém simultaneamente as palavras chaves utilizadas e é equivalente à utilização de um sinal (+) utilizado entre as palavras. Por sua vez, o operador OR (ou) apresenta resultados que contém pelo menos uma das palavras digitadas. Já o NOT (não) Apresenta resultados que contém apenas a primeira palavra, excluindo a segunda. Os documentos encontrados não podem conter a palavra após o termo NOT. Este operador é equivalente a utilizar um sinal (-).
    É uma indicação útil na medida que precisa uma busca e exclui assuntos que não queremos que sejam listados.
    O operador () é utilizado para agrupar partes de uma expressão boleana.
    Para restringir uma pesquisa também se pode usar aspas””. Com este método o site de busca apresenta os resultados que falem somente do que se encontra entre aspas.


    Indexe o seu Web site

    À medida que o seu site cresce descontroladamente, é fácil acontecer você colocar dados e links no sítio errado. Tal como qualquer publicação, o seu site precisa de um índice.
    Mas a indexação dá uma trabalheira danada - e, mesmo que você o faça logo desde o início, rever o índice à medida que o seu site evolui é algo que você estará sempre a empurrar para o fim da sua lista de afazeres. O Index Generator 2.5 gratuito de Mark Howard (um ficheiro de 1,38MB disponível no FileWorld, no site www.tildemh.com e no CD desta PC World automatiza essa tarefa desencorajadora. Depois de ter manipulado os parâmetros do Index Generator ao seu gosto, você pode criar uma nova lista com apenas alguns cliques.


     


Copyright © 2002 NetINDEX