O NetINDEX e um motor de pesquisa recentemente lançado por alunos do Instituto
Superior Técnico, desenvolvido na JUNITEC - Junior Empresas do IST, (http://www.netindex.pt/) a fazerem doutoramento em
Portugal e nos E.U.A. Apesar de recentemente inaugurado conta já com o prémio
de site da semana do top 5% Portugal, um dos prémios mais prestigiados da
internet Portuguesa. O NetINDEX conta com a maior base de dados em Portugal
de páginas Internet com mais de 250 000 páginas indexadas automaticamente e
quase 3000 páginas indexadas manualmente.
É bem sabido a Internet é um dos mais significativos exemplos de como divulgar e distribuir informação. Graças à sua enorme facilidade de acesso e capacidade interactiva, é hoje um dos veículos indispensáveis para aceder ao próximo milénio.
Uma das maiores dificuldades com que actualmente se confrontam os navegantes no acesso à Internet, é a falta de organização (justificável pelo elevado número de páginas contidas no Web, e pela velocidade do seu crescimento) da informação nela contida.
O NetINDEX vem resolver este problema ao oferecer à comunidade portuguesa vários serviços totalmente gratuito que permitem optimizar o acesso à Internet e à informação nela contida.
Com vista à resolução deste problema várias soluções têm sido encontradas:
- Procura mais ou menos aleatória, por meio de temas ou links relacionados (Web Surfing);
- Compilação de links favoritos (Add Bookmarks);
- Criação de uma lista de páginas existentes no web, por assuntos (Directório);
- Procura por meio de palavras contidas em cada página (Index).
Os dois primeiros, pelo seu carácter totalmente aleatório e restricto da informação existente, são os menos viáveis em qualquer intenção séria de acesso à informação contida no Web.
Por seu lado, os sistemas de directório e de organização de um index de palavras, apresentam-se e têm sido utilizados como a forma mais directa de acesso organizado à Internet e à informação que nela circula. Neste âmbito, vários serviços de apontadores têm surgido como uma forma de ajuda ao navegante na Internet.
Há que referir, no entanto, que quer o sistema de directório, quer o sistema de index, individualmente considerados, apresentam várias dificuldades:
- O primeiro, porque exige um esforço manual, não cobre todas as páginas existentes, mas apenas uma pequena percentagem das mesmas, limitando o acesso à informação;
- O segundo, uma vez que se processa automáticamente (por intermédio de um robot construído para o efeito), não possibilita a organização da informação por temas, mas tão só a procura por meio de palavras indexadas contidas numa página, sem qualquer objectivo de compilação, o que forçosamente dificulta o acesso à informação.
No entanto, se efectivamente estes sistemas actualmente utilizados, como uma forma de auxílio aos navegantes na Internet, não possibilitam, por si sós, individualmente considerados, o acesso a toda a informação, aplicados em conjunto, apresentam-se como a forma mais viável de possibilitar esse acesso.
Nesta medida, com o objectivo de optimizar o acesso à Internet e à informação nela contida, por meio da aplicação conjugada dos dois sistemas, o NetINDEX surge com dois serviços, totalmente gratuitos:
- Um directório organizado de páginas Web nacionais;
- Um index de todas as páginas portuguesas existentes, ainda que não contidas no seu directório.
O NetINDEX conta com vários serviços únicos em Portugal, tais como:
- procurar por palavras chave que se encontram no título das páginas html;
- obter quais são as páginas que apontam para um dado endereço;
- fazer pesquisas na internet tendo em conta os acentos ou ignorando os acentos;
Pela Equipa do NetINDEX
Rui Neves
|