netINDEX

Press Release 21/Abril/1999

NetINDEX - Motor de Pesquisa
O NetINDEX http://www.netindex.pt/ acaba de lançar uma nova versão do seu motor de pesquisa. Esta nova versão conta com a maior base de dados existente no mundo sobre a Internet Portuguesa. Tem mais de meio milhão de páginas indexadas, superando assim conhecidos motores de pesquisa tal como o Altavista da Digital.

Entre as novas funcionalidades prestadas, conta com a Pesquisa Pessoal, um serviço que permite a qualquer utilizador da Comunidade Portuguesa criar uma pesquisa para o seu próprio site. Bastando para isso copiar um simples exemplo existente no site do NetINDEX, alterando apenas o endereço pretendido. Por outro lado, também permite fazer uma pesquisa num conjunto de sites pertencentes ao mesmo domínio. Por exemplo, se desejar pesquisar uma informação dentro do Instituto Superior Técnico, precisa apenas de colocar no campo de "Pesquise no site seleccionado" ".ist.utl.pt" .

Nesta versão conta ainda com a capacidade de distinguir páginas iguais em qualquer lugar na Internet portuguesa. Para cada página são fornecidos uma lista de sites alternativos com o mesmo conteúdo, permitindo assim escolher o site que mais convier ao utilizador.

Relembrando os Internautas portugueses mais distraídos, o NetINDEX http://www.netindex.pt/ é um motor de pesquisa lançado por alunos do Instituto Superior Técnico, desenvolvido na JUNITEC - Junior Empresas do IST http://junitec.ist.utl.pt/ . Conta já com alguns dos prémios mais prestigiados da Internet portuguesa, tais como o de Site da semana do top 5% Portugal, top 20 web awards, Top 100 1999 do Centro Atlântico e foi recentemente nomeado para os troféus JetNet99, organizado pela Telepac. Para além de possuir a maior base de dados em Portugal de páginas Internet indexadas automaticamente conta com mais de 10000 páginas indexadas manualmente.

O NetINDEX é o primeiro serviço nacional de pesquisa na Internet a disponibilizar em conjunto:

1. Um Directório organizado de páginas Web nacionais, indexadas manualmente;
  2. Um Index de todas as páginas portuguesas existentes, ainda que não contidas no seu directório, indexadas automaticamente.

O NetINDEX conta com outros serviços únicos em Portugal, tais como:

1. obtenção de páginas que apontam para um dado endereço;
  2. pesquisas na Internet tendo em conta ou ignorando os acentos;